Água

Com a percepção de que a água é um recurso natural limitado quanto a sua disponibilidade e de suma relevância para as atividades humanas e para a regulação dos ecossistemas, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) desenvolveu no ano de 2017 o projeto CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA no campus Maracanã, com intuito de demonstrar a importância de um uso sustentável no âmbito da instituição.

O projeto atende a um dos eixos temáticos propostos pela Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e pelo Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), e teve como objetivos específicos:

  • Realizar um diagnóstico do consumo de água e (tratamento de) esgoto do Cefet-RJ campus Maracanã.
  • Desenvolver e aplicar o checklist sobre possíveis vazamentos/ desperdícios de água observados nas principais louças sanitárias.
  • Identificar ações de economia de água.

AÇÕES E ATIVIDADES

Segue um breve resumo das ações executadas e presentes no Relatório Parcial do Projeto CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA:

 

Fase 1: Diagnóstico do Consumo de Água e (tratamento de) Esgoto.

Visa mostrar o perfil de consumo de água/ esgoto do Cefet-RJ campus Maracanã no período de 2015 e 2017 (Gráfico 1). Esses dados foram obtidos através do Sistema Esplanada Sustentável, que é a iniciativa governamental implementada no Cefet-RJ.

Gráfico 1 – Consumo de água no campus Maracanã – 2015 a 2017 Fonte: Elaboração própria a partir do Sistema Esplanada Sustentável (2017)

Fase 2: Desenvolvimento e aplicação do checklist

O checklist de vazamento/ desperdício de água (Figura 1) foi construído por servidores da instituição e especialistas na área ambiental e engenharia civil, e busca alguma espécie de desperdício ou vazamento de água observado em torneiras, vasos sanitários, mictórios, torneiras de lavagem de piso/ externa e chuveiros. O período de aplicação do checklist foi de 22 de novembro de 2017 a 22 de fevereiro de 2018.

Figura 1: Checklist de desperdício de água Fonte: Elaboração própria

No campus Maracanã, foram investigados banheiros, laboratórios, vestiários, cozinhas e salas de coordenação, que apresentam louças sanitárias, como pias, vasos sanitários, torneiras e chuveiros, que totalizam: 172 vasos sanitários, 281 torneiras (de banheiro, de área externa, de cozinha, de laboratórios e de lavagem de piso) e 14 chuveiros em funcionamento.

A seguir alguns resultados obtidos a partir do checklist aplicado. (Gráficos 2 e 3)

Tipos de torneiras encontradas
Torneiras com ou sem arejadores
Torneiras com ou sem goteira
Torneiras em funcionamento ou não

Fase 3: Identificação de ações de economia de água

Colaboram para a redução e/ou economia do consumo de água, bem como na sensibilização da comunidade. (Quadro 1)

A divulgação dessas ações verificou-se durante o evento II Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional cujo tema foi ÁGUA: CONSUMO CONSCIENTE NO CEFET/RJ em novembro de 2017. (Figura 2 e Foto 1)

Figura 2 - Cartaz da 2a Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional Fonte: DPROV (2017)

Apresentação da II Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional

Fonte: youtube.com

Fase 4: Implementação de ações de economia de água

Aplicação de uma das ações na categoria TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO no campus Maracanã – Comunicação sobre vazamento de água nos banheiros (FIGURA). Início em 13 de Agosto com a fixação em alguns banheiros desse Cartaz (PILOTO: Blocos H, L – 2 andar, C – 2 e 3 andares, E – 3 andar, B – próximo a lanchonete) e atualmente, disseminando pelos demais banheiros do campus.

REFERÊNCIAS:

DPROV – DEPARTAMENTO DE PROGRAMAÇÃO VISUAL DO CEFET-RJ. Criação do Cartaz da 2a Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional. CEFET-RJ. Outubro, 2017

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Desafio da Água. Desafio da Sustentabilidade. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: Acesso em 22 Novembro 2017.

MMA – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Sistema Esplanada Sustentável. 2018. Disponível em: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sispes Acesso em 04 Abril 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *