Energia

Gerar economia de energia para a instituição de ensino, e consequentemente, levar a uma REDUÇÃO DOS GASTOS COM ENERGIA ELÉTRICA é mais uma dentre as propostas de práticas sustentáveis desenvolvidas pela Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), além de se tornar uma iniciativa para a mudança de comportamentos/ hábitos dos indivíduos sobre a importância de preservar os recursos ambientais.

Acreditamos que a atuação, por meio do PROJETO DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA – iniciado em abril de 2018, junto aos servidores e alunos do Cefet-RJ campus Maracanã proporcionará uma maior responsabilidade socioambiental de cada indivíduo da comunidade.

Evitar o DESPERDÍCIO, despertar a SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL e adotar PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS na organização são objetivos a serem alcançados pelo projeto de CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA implantado inicialmente no campus Maracanã, e já disseminado nos campi Valença e Itaguaí. A seguir, encontram-se algumas atividades iniciais do Projeto.

DIAGNÓSTICO DO CONSUMO DE ENERGIA

O consumo de eletricidade dentro de uma instituição de ensino está relacionado aos seguintes usos: iluminação, refrigeração e equipamentos para seu perfeito funcionamento como computadores e máquinas. Os gráficos demonstram o consumo ao longo dos últimos cinco anos no horário da ponta (período do dia de maior utilização, também conhecido por horário de pico e corresponde ao período entre 17h30 e 20h30, com exceção de sábados, domingos e feriados nacionais) e fora da ponta (horário que corresponde ao período entre 20h30 às 18h30 do dia seguinte. Nos feriados nacionais e finais de semana, o valor para todas as horas do dia também é considerado fora de ponta. O horário fora da ponta é quando o valor de energia é mais barato).

Consumo de energia (horário fora da ponta) no campus Maracanã nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Fonte: MMA (2020)
Consumo de energia (horário de ponta) no campus Maracanã nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Fonte: MMA (2020)

AÇÕES E ATIVIDADES

A colocação de cartazes educativos em um bloco “piloto” do Cefet-RJ (bloco L) e o monitoramento do comportamento da comunidade com a fixação dos cartazes educativos.

CARTAZES EDUCATIVOS DO PROJETO DE CONSUMO CONSCIENTE ENERGIA NO CEFET-RJ

MONITORAMENTO DO COMPORTAMENTO DA COMUNIDADE NO BLOCO PILOTO DO CEFET MARACANÃ

Clique para ampliar

A manutenção dos aparelhos de ar condicionado com a limpeza dos filtros, principalmente, e também acerca da substituição progressiva por equipamentos mais eficientes energeticamente, por meio do Selo PROCEL (etiqueta que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética, medida pelo Coeficiente de Eficiência Energética). Na administração pública federal, são aceitos os selos A, B e C.

SUBSTITUIÇÃO DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO ANTIGOS POR NOVOS COM SELO PROCEL

Clique para ampliar

SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES POR LED TUBULARES NAS SALAS DE AULA.

REFERÊNCIAS:

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Desafio da Energia. Desafio da Sustentabilidade. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <premioideiaportal.mec.gov.br> Acesso em 22 Novembro 2018.

 

MMA – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Sistema Esplanada Sustentável. 2015 a 2019. Disponível em: <https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sispes> Acesso em 10 Janeiro 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *