
Iniciativas Sustentáveis do Cefet-RJ são reconhecidas como BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE pelo MMA e ONU em 2018
A partir da chamada pública sobre BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE e ONU MEIO AMBIENTE, realizada em novembro de 2018, o Cefet – RJ apresentou duas práticas:
– No tema Tecnologia da informação aplicada à sustentabilidade, a iniciativa COMUNICAÇÃO DIRETA SOBRE VAZAMENTO DE ÁGUA, coordenada pela Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI/DIGES);
– No tema Uso racional da energia e eficiência energética, o projeto CARREGADOR SOLAR COMUNITÁRIO DE CELULAR, coordenado pelo prof. Péricles Santos.
A chamada teve como objetivo inspirar novas ações na Administração Pública e fomentar a troca de experiências entre os diferentes órgãos. As iniciativas selecionadas pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) apresentaram experiências e resultados positivos comprovados durante sua implementação em órgãos públicos ou na execução de políticas públicas. Das 125 boas práticas consideradas, duas foram do Cefet – RJ.

Iniciativa COMUNICAÇÃO DIRETA SOBRE VAZAMENTO DE ÁGUA
Aplicou-se a tecnologia do QR Code como uma alternativa rápida e eficaz no controle e desperdício de água observado nos banheiros. Ao se deparar com um vazamento no banheiro, qualquer pessoa pode acessar o QR Code que se encontra presente nos cartazes. Ao fazer isso, o usuário é levado a um formulário elaborado em software livre com cinco perguntas a serem respondidas, que localizarão o banheiro e a louça sanitária com defeito. A resposta é recebida imediatamente, por e-mail, pela prefeitura do campus, que direciona para a equipe de manutenção realizar o reparo.

Iniciativa CARREGADOR SOLAR COMUNITÁRIO DE CELULAR
O desenvolvimento de um carregador sustentável e comunitário de celulares a partir de um painel solar, que capta energia para 12 pontos de recarga de celulares via portas USB. Com o controle de carga de uma bateria de 12 V/ 240 A, o fornecimento de energia na ausência de luz solar também está garantido. Já em funcionamento no Bosque do Cefet-RJ Maracanã, o sistema pode atender 120 celulares totalmente descarregados por dia.
Para mais informações sobre as iniciativas selecionadas pelo programa A3P CLIQUE AQUI