São apresentados os fatos que colaboraram no reconhecimento da sustentabilidade no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e consolidação da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI).
CRIAÇÃO DA DISAI
Segue as competências da DISAI (CEFET-RJ, 2017, art.70):
I. estabelecer os parâmetros estratégicos para a sustentabilidade ambiental institucional;
II. coordenar a elaboração de uma Política Ambiental Institucional e seu cumprimento;
III. coordenar e presidir o Comitê de Sustentabilidade Institucional;
IV. articular, orientar, acompanhar e avaliar projetos e programas voltados à gestão ambiental no âmbito institucional;
V. propor programas, convênios, normas, procedimentos e ações relacionados à sustentabilidade ambiental;
VI. garantir o acesso às informações sobre sustentabilidade ambiental e a participação democrática em todas as etapas de gestão ambiental;
VII. fomentar a integração das iniciativas institucionais relacionadas à sustentabilidade ambiental no âmbito do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Gestão;
VIII. promover sistematicamente debate amplo e democrático sobre questões ambientais no Sistema Multicampi;
IX. organizar a estrutura de implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Cefet/RJ e orientar a sua implantação;
X. coordenar a elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS/PGLS) do Cefet/RJ;
XI. zelar pela governança institucional no âmbito da gestão ambiental;
XII. apoiar a Comissão Central de Coleta Seletiva Solidária em suas atividades e orientar sobre sua governança;
XIII. participar de reuniões e treinamentos a que for designado;
XIV. apresentar relatório anual de suas atividades;
XV. executar outras funções que lhe tenham sido atribuídas. (CEFET-RJ, 2017)
NOMEAÇÕES DA DISAI
- Nomeação do CHEFE DA DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI): ALINE GUIMARÃES MONTEIRO TRIGO
Em 6 de Outubro de 2017, foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 2 – N. 193. Anteriormente, era chefe da Seção de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (SESAI) – Portaria do Cefet-RJ 298 de 28/03/2017.
- A primeira ESTAGIÁRIA DA DISAI Clara Lima Cavalcante de Figueiredo, aluna do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental do Cefet-RJ, trabalha na elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e para a implementação de ações/ práticas sustentáveis desenvolvidas pela DISAI junto à comunidade do Cefet-RJ.
PRIMEIROS PROJETOS
Desenvolvimento de seis projetos de iniciação científica 2017/2018 (aprovados junto ao COPET/Cefet-RJ com bolsistas) nas temáticas que ENVOLVEM A QUESTÃO DA A3P E DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS), orientados por membros da DISAI.
Período: Agosto de 2017 a Julho de 2018.
Colaborará para a criação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS),
que é um dos objetivos da DISAI.
|
|
|
|
|
CRIAÇÃO DO COSAI
Criação do COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (COSAI), a partir da Portaria 1463, de 26 de Dezembro de 2017, que é um órgão colegiado de natureza consultiva e propositiva, de caráter permanente, e apresenta a finalidade de colaborar com a DISAI nas políticas e ações do Cefet-RJ na área de sustentabilidade institucional. É composta por servidores representantes das diretorias sistêmicas do Centro e dos campi.
ADESÃO À AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)
Envio ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) de documentos (Termo de Adesão, Plano de Trabalho, e demais) para que o CEFET/RJ venha a aderir, FORMALMENTE, à Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.
A A3P é um programa de RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Em 26 de Janeiro de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União – Seção 3 – N.19 – p. 95, A ADESÃO OFICIAL DO CEFET A A3P.
É o reconhecimento do compromisso voluntariamente assumido pela instituição com a AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis de gestão em órgãos públicos.
O Cefet/RJ recebeu o certificado de sustentabilidade da AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P).
A adesão ao programa contribuirá para a diversificação de ações ambientalmente sustentáveis.
O CEFET/RJ, como instituição parceira do programa A3P, deve preencher seu Relatório anual de atividades realizadas na plataforma do RESSOA/MMA – SISTEMA DE MONITORAMENTO DA A3P.
Relatório do CEFET/RJ A3P 2018 (Clique Aqui)
A equipe da DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI) e o COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (COSAI) vêm realizando um amplo diagnóstico socioambiental, com o levantamento de dados sobre consumo de recursos naturais, bens adquiridos e serviços contratados, obras realizadas, práticas de desfazimento de bens e ações ambientais já adotadas. Os resultados servirão de base para a elaboração do plano de ações estratégicas – PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) que norteará as atividades por cinco anos.
POLITICA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PARA OS CAMPI DO CEFET/RJ
A RESOLUÇÃO 44 PUBLICADA NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2018 aprova a Política de Sustentabilidade Ambiental do Cefet/RJ, um conjunto de princípios, objetivos e instrumentos de gestão ambiental.
Resultado do trabalho desenvolvido pela Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI) e pelo Comitê de Sustentabilidade Ambiental Institucional (COSAI), a Política surge para orientar ações sustentáveis nos campi do Cefet/RJ, promovendo uma gestão ambiental integrada, adotando padrões sustentáveis de produção e consumo e estimulando a educação ambiental.
O documento será norteador para a elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), que consolida e aprimora as práticas sustentáveis em andamento e estabelece novas práticas que visam à racionalização de gastos e processos na Administração Pública, voltadas para os seguintes eixos temáticos: compras e contratações, economia e conservação de energia, uso sustentável de água e efluentes, gestão de resíduos sólidos, obras e construções sustentáveis, deslocamento pessoal e qualidade de vida no ambiente de estudo e de trabalho.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
O PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL do Cefet/RJ – PLS do Cefet/RJ – foi desenvolvido e aprovado pela Resolução n.56, de 23 de novembro de 2018.
Esse plano permite ao órgão estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública e “são ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação”.
Cabe a Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI) a competência de coordenar a elaboração do PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) do Cefet/RJ.
PALESTRAS E VISITAS ÀS UNIDADES DO CEFET/RJ
A Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI) realizou ao longo de 2018 PALESTRAS E VISITAS ÀS COMUNIDADES DOS CAMPI DO Cefet-RJ – Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Valença e Angra dos Reis sobre a conquista do CERTIFICADO DE SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA concedido pelo Ministério do Meio Ambiente com a adesão formal a Agenda Ambiental na Administração Pública.
Datas das palestras/visitas em cada campus:
4 de Abril – Angra dos Reis
11 de Abril – Nova Iguaçu
18 de Abril – Petrópolis
25 de Abril – Valença
2 de Maio – Itaguaí
23 de Maio – Maria da Graça
30 de Maio – Friburgo
REFERÊNCIAS:
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Regimento Interno da DIGES. Ministério da Educação e Cultura. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. 2017.