Nossa História

São apresentados os fatos que colaboraram no reconhecimento da sustentabilidade no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e consolidação da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI).

CRIAÇÃO DA DISAI

 

Em outubro de 2017, foi criada no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), a DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI), que está vinculada à Diretoria de Gestão Estratégica – DIGES/Cefet-RJ e tem por objetivo transformar ideias em ações referentes à gestão e educação ambiental, desenvolvendo em cada indivíduo da comunidade a percepção socioambiental, que envolva aspectos científicos, legais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais e éticos.

 

Segue as competências da DISAI (CEFET-RJ, 2017, art.70):

I.  estabelecer os parâmetros estratégicos para a sustentabilidade ambiental institucional;

II.  coordenar a elaboração de uma Política Ambiental Institucional e seu cumprimento;

III.  coordenar e presidir o Comitê de Sustentabilidade Institucional;

IV.  articular, orientar, acompanhar e avaliar projetos e programas voltados à gestão ambiental no âmbito institucional;

V.  propor programas, convênios, normas, procedimentos e ações relacionados à sustentabilidade ambiental;

VI.  garantir o acesso às informações sobre sustentabilidade ambiental e a participação democrática em todas as etapas de gestão ambiental;

VII.  fomentar a integração das iniciativas institucionais relacionadas à sustentabilidade ambiental no âmbito do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Gestão;

VIII.  promover sistematicamente debate amplo e democrático sobre questões ambientais no Sistema Multicampi;

IX.  organizar a estrutura de implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no Cefet/RJ e orientar a sua implantação;

X.  coordenar a elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS/PGLS) do Cefet/RJ;

XI.  zelar pela governança institucional no âmbito da gestão ambiental;

XII.  apoiar a Comissão Central de Coleta Seletiva Solidária em suas atividades e orientar sobre sua governança;

XIII.  participar de reuniões e treinamentos a que for designado;

XIV.  apresentar relatório anual de suas atividades;

XV.  executar outras funções que lhe tenham sido atribuídas. (CEFET-RJ, 2017)

NOMEAÇÕES DA DISAI

  • Nomeação do CHEFE DA DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI): ALINE GUIMARÃES MONTEIRO TRIGO

Em 6 de Outubro de 2017, foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 2 – N. 193. Anteriormente, era chefe da Seção de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (SESAI) – Portaria do Cefet-RJ 298 de 28/03/2017.

  • A primeira ESTAGIÁRIA DA DISAI Clara Lima Cavalcante de Figueiredo, aluna do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental do Cefet-RJ, trabalha na elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e para a implementação de ações/ práticas sustentáveis desenvolvidas pela DISAI junto à comunidade do Cefet-RJ.

 

PRIMEIROS PROJETOS

Desenvolvimento de seis projetos de iniciação científica 2017/2018 (aprovados junto ao COPET/Cefet-RJ com bolsistas) nas temáticas que ENVOLVEM A QUESTÃO DA A3P E DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS), orientados por membros da DISAI.

Período: Agosto de 2017 a Julho de 2018.

Colaborará para a criação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS),

que é um dos objetivos da DISAI.

  • ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA UM NOVO MODELO DE CULTURA INSTITUCIONAL (Orientadora: Ursula Gomes Rosa Maruyama/ Orientando: Bruno Zeitoune)

Link para o plano do Projeto

  • REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO SUSTENTÁVEL DE BENS E SERVIÇOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PLANO DE GESTAO DE LOGISTICA SUSTENTAVEL (Orientadora: Aline G Monteiro Trigo/ Orientando: Brena Cyriaco Sattamini)

Link para o plano do Projeto

  • SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PARA A GESTÃO LOGÍSTICA DE FORMA SUSTENTÁVEL (Orientadora: Ursula Gomes Rosa Maruyama/ Orientando: Giuliana Macau)

Link para o plano do Projeto

  • COMPRAS SUSTENTÁVEIS: UTILIZAÇÃO DE REQUISITOS E ESPECIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (Orientadora: Aline G Monteiro Trigo/ Orientando: Thiago da Silveira Carbonell)

Link para o plano do Projeto

  • O PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL NO CEFET/RJ (Orientadora: Ursula Gomes Rosa Maruyama/ Orientando: Gabriel Fonseca Souza de Alencar)

Link para o plano do Projeto

CRIAÇÃO DO COSAI

Criação do COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (COSAI), a partir da Portaria 1463, de 26 de Dezembro de 2017, que é um órgão colegiado de natureza consultiva e propositiva, de caráter permanente, e apresenta a finalidade de colaborar com a DISAI nas políticas e ações do Cefet-RJ na área de sustentabilidade institucional. É composta por servidores representantes das diretorias sistêmicas do Centro e dos campi.

ADESÃO À AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)

Envio ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) de documentos (Termo de Adesão, Plano de Trabalho, e demais) para que o CEFET/RJ venha a aderir, FORMALMENTE, à Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.

A A3P é uma espécie de certificação de RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Em 26 de Janeiro de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União – Seção 3 – N.19 – p. 95, A ADESÃO OFICIAL DO CEFET A A3P.

É o reconhecimento do compromisso voluntariamente assumido pela instituição com a AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis de gestão em órgãos públicos.

O Cefet/RJ recebeu o certificado de sustentabilidade da AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)

A adesão ao programa contribuirá para a diversificação de ações ambientalmente sustentáveis.  

A equipe da DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI) e o COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (COSAI) vêm realizando um amplo diagnóstico socioambiental, com o levantamento de dados sobre consumo de recursos naturais, bens adquiridos e serviços contratados, obras realizadas, práticas de desfazimento de bens e ações ambientais já adotadas. Os resultados servirão de base para a elaboração do plano de ações estratégicas – PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (PLS) que norteará as atividades por cinco anos.

POLITICA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PARA OS CAMPI DO CEFET/RJ

A RESOLUÇÃO 44 PUBLICADA NO DIA 14 DE SETEMBRO DE 2018 aprova a Política de Sustentabilidade Ambiental do Cefet/RJ, um conjunto de princípios, objetivos e instrumentos de gestão ambiental.

Resultado do trabalho desenvolvido pela Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI) e pelo Comitê de Sustentabilidade Ambiental Institucional (COSAI), a Política surge para orientar ações sustentáveis nos campi do Cefet/RJ, promovendo uma gestão ambiental integrada, adotando padrões sustentáveis de produção e consumo e estimulando a educação ambiental.

O documento será norteador para a elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), que consolida e aprimora as práticas sustentáveis em andamento e estabelece novas práticas que visam à racionalização de gastos e processos na Administração Pública, voltadas para os seguintes eixos temáticos: compras e contratações, economia e conservação de energia, uso sustentável de água e efluentes, gestão de resíduos sólidos, obras e construções sustentáveis, deslocamento pessoal e qualidade de vida no ambiente de estudo e de trabalho.

PALESTRAS E VISITAS ÀS UNIDADES DO CEFET/RJ

A Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI) realiza PALESTRAS E VISITAS ÀS COMUNIDADES DOS CAMPI DO Cefet-RJ – Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Valença e Angra dos Reis sobre a conquista do CERTIFICADO DE SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA concedido pelo Ministério do Meio Ambiente com a adesão formal a Agenda Ambiental na Administração Pública.

Datas das palestras/visitas em cada campus:

4 de Abril – Angra dos Reis

11 de Abril – Nova Iguaçu

18 de Abril – Petrópolis

25 de Abril – Valença

2 de Maio – Itaguaí

23 de Maio – Maria da Graça

30 de Maio – Friburgo

REFERÊNCIAS:

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Regimento Interno da DIGES. Ministério da Educação e Cultura. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *